Como alimentar-se de forma saudável no verão

imagem
Durante o verão, o maior desafio enfrentado pelo organismo é a manutenção de sua temperatura normal (em torno de 36ºC) frente às altas temperaturas ambientais.
A alteração climática pode resultar em mudanças no organismo para que a adaptação ao novo clima ocorra sem causar danos à nossa saúde.
O resfriamento do corpo tem função essencial e ocorre por meio da transpiração, o suor. Como, nos dias quentes, suamos com mais frequência, perdemos quantidades consideráveis de água e sais minerais, como sódio e potássio.
O corpo humano é formado por aproximadamente 60% de água, mas, a perda de uma porcentagem mínima de líquidos como um ou 2%, já pode resultar em alterações nas funções cognitivas, como prejuízos na percepção visual, memória e atenção.
Para curtir todo o sol e calor da estação mais quente do ano de forma saudável, é preciso estar atento à alimentação. É fundamental que o seu cardápio de verão inclua, além de uma dieta balanceada, o consumo de muuuito líquido.
O consumo de água é essencial para devolver ao corpo os líquidos e minerais, a quantidade recomendada para ingestão é de oito a dez copos de água ao dia, mas, quanto mais, melhor. E lembre-se, não espere ter sensação de sede, pois esse já é um sinal de desidratação.
Outras ótimas opções para manter-se hidratado são a água de coco, bebidas isotônicas e sucos naturais (principalmente os de laranja, limão e melancia).
Frutas, verduras e legumes, além de serem alimentos muito saudáveis também são leves, frescos, possuem baixo teor calórico e combinam bastante com a estação.  Eles podem compor cardápios bastante nutritivos em qualquer refeição ao longo do dia, pois são ricos em água e ótimas fontes de vitaminas, fibras e minerais.
Outra boa pedida são os cereais, os grãos e alimentos integrais, que favorecem a digestão.
Para manter-se saudável e diminuir o risco de infecções intestinais, evite alimentos industrializados, muito gordurosos e até mesmo frituras em grandes quantidades, pois eles tornam o processo de digestão mais lento e provocam sensação de estufamento.
Além disso, é preciso ficar atento ás bactérias que podem ser causadas devido ao calor e umidade, por isso, cuide sempre de seus alimentos. Mantenha-os refrigerados, retire-os do congelador somente na quantidade que for consumir e, após o preparo, evite deixar os ingredientes fora da geladeira por longos períodos.
Essas são as dicas da Vegano Shoes para curtir o verão e permanecer saudável. E você? Tem algum segredo especial? Conte para gente!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: