Qualidade de vida: Como passar menos tempo no trânsito

Além de ser bastante estressante e desgastante, ficar preso no trânsito tem impacto econômico (gasta-se mais combustível e perde-se compromissos) e ambiental (polui ainda mais). Por isso, separamos algumas dicas simples que você pode seguir para reduzir o seu tempo de espera.
3b57a7_daf0a700ca0b4310954e86ece2614477~mv2

01- Ande a pé
Sempre que puder escolha caminhar, literalmente, com as suas próprias pernas. Dependendo da distância é possível chegar mais rápido ao destino. Outro ponto positivo é que, andando a pé, você presta mais atenção aos detalhes e ás paisagens da sua cidade.

02- Seja um bom pedestre
Ser um pedestre responsável ajuda muito a reduzir o tempo do trânsito. Evite atravessar a rua fora da faixa de pedestres em vias movimentadas e sempre respeite a sinalização.

03- Vá de Bike
Andar de bicicleta é saudável, relaxante e muito divertido. Aposte! Mas, antes de tudo, verifique se o trajeto que irá fazer possui ciclovias e um local adequado para o estacionamento.

04- Estude novas alternativas
Com ajuda de aplicativos e sites específicos é possível encontrar novas rotas, muitas vezes mais simples e rápidas. Faça testes até encontrar o trajeto ideal.

05- Negocie novas formas de trabalho
Uma boa opção é fazer algumas tarefas em casa ou escolher horários alternativos para entrada e saída do trabalho, mesmo que somente alguns dias na semana. Se conseguir livrar-se do trânsito pesado você certamente irá render mais.

06- Organize sua agenda
Administre melhor o seu tempo, eleja algumas prioridades e reveja a sua rotina. Por exemplo, marque reuniões externas fora do horário de pico ou tente fazer o maior número de tarefas em uma só saída.

07- Utilize o transporte público
É uma maneira bastante prática e democrática de ir e vir, e a parte boa é que você pode utilizar esse tempo para ler um livro ou escutar uma boa música durante o percurso.

08- Ofereça ou pegue carona
Pode ser com amigos ou colegas de trabalho. O transporte individual ocupa 80% das vias, mas leva somente um terço dos passageiros. Existem grupos e sites específicos que podem te auxiliar na organização da sua carona.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: