Entenda o que é Moda Consciente e abrace a causa

feitos durar maiso impacto ambiental
Tudo o que consumimos gera algum tipo de impacto na natureza e nas relações humanas, por isso, é de extrema importância refletirmos sobre as nossas escolhas. Todos os produtos que compramos têm um preço monetário, na maior parte das vezes, baseado nos custos de produção. Nem sempre todos os custos estão presentes no valor, mas, com certeza pagaremos por eles, independente de sermos consumidores efetivos ou não. Por exemplo, o desgaste e contaminação do solo, a mão de obra escrava, a degradação e consumo excessivo dos recursos hídricos, são só alguns dos danos causados pelas produções das quais os custos serão pagos por toda a sociedade, de uma maneira ou de outra.

Com o intuito de amenizar os diversos males causados ao meio ambiente pelas indústrias têxteis e calçadistas, surgiram os conceitos de moda sustentável e moda consciente, que, por serem parecidos, acabam por se complementarem: enquanto a moda sustentável baseia-se na preocupação com as formas de produção das indústrias, a moda consciente, é fundamentada no cuidado por parte dos consumidores, são eles que desempenham o papel de “fiscais da produção” e analisam as questões ambientais e sociais que envolvem a produção em massa das chamadas “fast-fashions”.

Os adeptos da moda consciente, buscam por produtos atemporais, sustentáveis e de alta qualidade, feitos para durar mais tempo e evitar o descarte rápido. O consumidor consciente sabe que as suas decisões de compra são extremamente significativas e podem contribuir de forma positiva ou negativa para o meio ambiente e a sociedade, por isso, empenha-se em contribuir repetidamente com a causa e compartilhar com outras pessoas a importância da escolha, durante o momento da compra.

Ao selecionar qualquer produto, é fundamental realizarmos uma verificação sobre a procedência da mercadoria e entendermos de onde ela veio, pelas mãos de quem foi fabricada, em quais condições e através de quais materiais, pois, somente a informação, a curiosidade e o desejo de saber mais, podem nos tornar aptos a realizarmos escolhas realmente conscientes.

É de suma importância a compreensão clara das diversas questões socioambientais envolvidas na produção de cada produto que consumimos. Para isso, listamos seis ações básicas que podem fazer de você um(a) consumidor(a) consciente em relação aos produtos da moda:

1- Não compre por impulso
consumo conciente

Opte por comprar produtos que você realmente sente necessidade, economize e auxilie na diminuição dos impactos negativos sobre o meio ambiente.

2- Cuide das suas peças com carinho
cuidados com os sapatos

Para que o produto adquirido tenha uma longa vida útil, é preciso tratá-lo com cuidado, por isso, sempre armazene, lave e seque, conforme as orientações de uso.

3- Organize o seu guarda-roupas
Organização do guarda roupas

Somente com um armário organizado é possível identificar todas roupas e sapatos, inclusive, aqueles que você não usa mais, aproveite o momento para fazer doações, essa é uma ótima ação para diluir, em um período maior, todos os gastos e impactos que envolveram o processo de produção dos produtos que não te servem, ou que não fazem mais o seu estilo.

4- Brechós: uma ótima alternativa
brecho

Os brechós, assim como as feirinhas de trocas de roupas e todas as ações que incentivam compras de segunda mão, são importantíssimas pois, além de propagarem o consumo consciente, os movimentos também priorizam preços baixos.

5- Conheça e compre de empresas que se preocupam com a causa ambiental
empresa com preocupação ambiental

Dê preferência às empresas sustentáveis, que utilizam matérias-primas nacionais, livres de origem animal, que rastreiam o processo de fabricação dos produtos e controlam as relações de trabalhado, garantindo que sejam adequadas, assim como a Vegano Shoes.

6- Fique ligado(a)!
aplicativo moda livre

Para ficar por dentro e conhecer as empresas que já foram denunciadas por trabalho escravo ou infantil existe o aplicativo Moda Livre, que indica quais as marcas são acusadas de submeter trabalhadores a condições subumanas. O app está disponível para Android e IOS e pode ser um grande aliado no seu dia a dia consciente.

 

Clique aqui e receba os próximos posts, novidades e ofertas da Vegano Shoes.

Vegano Shoes - Calçados, sapatos e acessórios veganos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: