Quatro nutrientes essenciais para os vegetarianos, vegetarianos estritos e veganos

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A cada dia o veganismo e o vegetarianismo ganham novos adeptos, prova disso é que, só nos últimos dois anos, o mercado desses segmentos cresceu cerca de 40%. Atualmente, estima-se que 8% da população brasileira esteja livre do consumo de produtos de origem animal. O que não faltam são motivos para a adoção desses estilos de vida: compromissos éticos, bem-estar físico, preocupação com o meio ambiente e muitos outros fatores têm feito as pessoas repensarem as suas escolhas.

Já foi confirmado que a dieta vegetariana oferece todos os nutrientes fundamentais para o bom funcionamento do organismo, com exceção da vitamina B12. Além disso, a ciência tem comprovado que a exclusão de alimentos de origem animal na dieta humana rende diversos benefícios à saúde.

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Uma recente pesquisa realizada pela Universidade de Oxford, na Inglaterra, atestou que quem não come carne tem menor risco de desenvolver alguns tipos de câncer. Outra pesquisa, feita pela mesma instituição, constatou que pessoas que seguem um cardápio 100% vegetariano reduzem em 32% da chance de entupimento nas artérias do coração. Vale lembrar, ainda, que os vegetarianos apresentem menores índices de hipertensão, diabetes e doenças cardiovasculares.

Embora as dietas vegetariana e vegetariana estrita sejam, comprovadamente, mais saudáveis, é possível que algumas pessoas tenham carência de certos nutrientes essenciais, isso porque, muitos ainda optam pelos fast-foods e preferem produtos industrializados, pobres em fibras e nutrientes.

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Pensando nisso, a Vegano Shoes preparou uma lista de nutrientes indispensáveis para uma dieta vegetariana sadia e benéfica. Confira abaixo:

B-12: a vitamina sagrada


Infelizmente, a Vitamina B-12 só é encontrada em doses consideráveis nos alimentos de origem animal como carnes, leites e ovos. Embora algumas algas possuam o nutriente, o nosso organismo é incapaz de absorve-lo completamente. Por isso, a melhor alternativa costuma ser o suplemento, disponível no mercado por meio de cápsulas ou injeções. Mas, é importante lembrar que, nessas horas, uma consulta médica é fundamental, afinal, só um profissional poderá indicar qual forma de substituição da vitamina é mais adequada para o seu organismo.

A importância do Cálcio

Como as dietas vegetariana e vegetariana estrita não incluem laticínios, é comum as pessoas acreditarem que as fontes de cálcio são escassas dentro destes tipos de alimentação. Mas, bem, isso não é verdade. Enquanto a absorção do cálcio presente no leite gira em torno de 32%, no brócolis, a taxa é de 60%.
Porém, a quantidade total do nutriente encontrado nos vegetais é menor, por isso, é necessário reforçar o consumo de suas fontes. É possível encontrar boas doses de Cálcio em alimentos como couve, rúcula, quiabo e brócolis. Para manter os níveis do nutriente em dia, o ideal é ingerir alguns dos alimentos da lista diariamente.

.. E as proteínas?

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, proteína não é sinônimo de carne. Ainda que os alimentos de origem animal sejam considerados fontes de proteínas mais completas, alguns vegetais também possuem grandes quantidades do nutriente e são capazes de substituí-los. O clássico feijão com arroz, por exemplo, já garante boas fontes de proteína.Para complementar, vale apostar em alimentos como tofu, quinua, grão-de-bico, lentilha, soja e gergelim.

 

O Ferro na alimentação Vegetariana

Fique tranquilo(a), você não sofrerá nenhum tipo de anemia por ser vegetariano, vegetariano estrito ou vegano, desde que priorize alguns tipos de alimentos como leguminosas, cereais como aveia e quinua, castanhas e verduras verde-escuras como couve, agrião e espinafre. Alguns truques como deixar o feijão de molho por 12 horas e ingerir alguma fonte de Vitamina C durante as refeições ajuda a absorver melhor o ferro. Além disso, cozinhar em panelas de ferro faz a incidência de anemia cair de 32,1 para 5,3% em vegetarianos, de acordo com estudo realizado pela Universidade Estadual de Campinas.

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Para garantir uma dieta vegetariana saudável, é essencial variar o cardápio e usar a criatividade, sabemos que opções não faltam, basta saber utilizá-las da melhor forma.
Além disso, para garantir que todos os nutrientes sejam absorvidos devidamente, o correto é apostar em alimentos orgânicos, que, além de naturais, são livres de fertilizantes e pesticidas.

Gostaram das informações? Que tal compartilhar com seus amigos e familiares para informa-los?

Tem outras dicas de alimentos essenciais? Conte para nós nos comentários, será um prazer!

 

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