Descubra como reaproveitar talos, cascas e sementes de alimentos e garantir um dia a dia mais saudável e saboroso

doyoun-seo-1338868-unsplash.jpg

Você sabia que, ao prepararmos uma refeição baseada em verduras e legumes, desperdiçamos, em média, 30% do que poderia ser aproveitado? Pode até parecer que não, mas as cascas, talos, e sementes de hortaliças podem ser utilizados em sucos, vitaminas, farofas e temperos. Além disso, as chamadas “sobras” são ricas em Vitaminas A e C, fibras e minerais.

Descubra agora, no post da Vegano Shoes, como aproveitar 100% dos alimentos consumidos no cotidiano e experimentar mais saúde e sustentabilidade no seu dia a dia.

danielle-macinnes-1509086-unsplash.jpg

Por onde começar?

Alimentos como abóbora, batata-doce, beterraba, cenoura, couve-flor, hortelã, mostarda e rabanete, podem ter suas folhas aproveitadas. Além disso, frutas como banana, tangerina, mamão, laranja, melão, maracujá, goiaba e manga podem ter suas cascas reutilizadas. Outras opções como agrião, beterraba, brócolis, couve-flor também possuem talos reaproveitáveis.

Por exemplo, as cascas de uma laranja têm 40 vezes mais cálcio do que a própria polpa. Aliás, é importante frisar que as partes não convencionais dos alimentos, possuem alto teor de fibras, são saudáveis, nutritivas e auxiliam no bom funcionamento do organismo de maneira geral. Outra vantagem do aproveitamento total dos alimentos é a economia e a sustentabilidade que a prática envolve.

monika-grabkowska-667454-unsplash

Qual a melhor maneira de reaproveitar?

Os talos podem ser picados ou triturados e, depois, inseridos em massas de bolos, panquecas, omeletes pães e sopas. Já as folhas de beterraba e cenoura cruas são ótimas opções para incrementar saladas, enquanto as de abóbora, batata-doce, couve-flor, mostarda e rabanete podem ser refogadas com alho e azeite.

As cascas de laranja, tangerina e maracujá rendem saborosas geleias, e as de maçã e mamão podem ser adicionadas às vitaminas de frutas. No caso das sementes, basta torrá-las ou moê-las para que elas se tornem farinhas úteis para o preparo de bolos, pães e biscoitos.

jo-sonn-580713-unsplash

Atenção:
O talo de mandioca é o único não recomendando para consumo, pois pode ser tóxico. Ademais, para higienizar os talos, basta lava-los em água corrente e utilizar uma colher de sopa de água sanitária para cada litro de água, e deixar os alimentos de molho por 15 segundos para eliminação dos agrotóxicos.

Enfim, agora que você já sabe das maiores dicas para conquistar uma alimentação sustentável, que tal colocar este conceito em prática e evitar desperdícios?

Elimine alguns preconceitos alimentares, favoreça a sua saúde e ainda contribua com a sociedade de forma ambiental e econômica.

monika-grabkowska-1444098-unsplash.jpg

Somente no Brasil, 26.3 milhões de toneladas de alimentos são jogados fora. Enquanto isso, 3,4 milhões de brasileiros se encontram em situação de insegurança alimentar, o que representa 1,7 % da população, de acordo com o relatório da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura.

Outra questão que deve ser pontuada é o tamanho desperdício de alimentos que ocorre antes mesmo dos produtos chegarem aos consumidores, por conta de técnicas inadequadas e transportes precários.

Portanto, é nosso dever, repensar, com urgência as medidas adotadas pela cadeia de alimentos, já que a ONU estima que, até 2050, a demanda por alimentos deve aumentar 60%, isso indica que, se permanecermos no mesmo ritmo de distribuição e desperdício, o problema da fome mundial irá se agravar ainda mais.

Para te inspirar a reaproveitar alimentos, confira duas receitinhas práticas e deliciosas:

cantaloupe-1504727_1920

Geleia de casca de melão

Ingredientes:
– 1 xícara (chá) de cascas de melão, bem lavadas e picadas
– 1 xícara (chá) de água
– 1 1/2 xícara (chá) de açúcar
– 1 pau de canela
– 3 cravos-da-índia
Moda de preparo: Bata as cascas com a água no liquidificador. Leve ao fogo com o açúcar, a canela e os cravos, cozinhando em fogo brando e mexendo sempre, até dar o ponto de geleia.

Também é possível preparar a receita com cascas de abacaxi, mamão, maçã, pera, goiaba, melancia ou até cenoura.

lior-shapira-1155063-unsplash.jpg

Patê de talos

Ingredientes:

– 3 colheres (sopa) de talos de beterraba.
– 3 colheres (sopa) de talos de espinafre.
-1 copo americano de pasta de tofu.

Modo de preparo:

Bata os talos no liquidificador com 1 colher (sopa) de ricota ou maionese. Misture a pasta obtida com o restante da ricota ou maionese. Conserve em geladeira. Sirva com pão, torrada ou bolacha salgada.

 

Clique aqui e receba os próximos posts, novidades e ofertas da Vegano Shoes.

Vegano Shoes - Calçados, sapatos e acessórios veganos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: