Descubra quais são os alimentos veganos que agem como energéticos, construtores e reguladores

javier-martinez-8W8k7z-F3Kk-unsplash.jpg

De fato, a variedade de alimentos disponível no mundo é mesmo gigantesca. Dos fast-foods até os orgânicos, cada geração é composta por diferentes hábitos alimentares.

Porém, grande parte da população ainda oscila entre o consumo de alimentos saudáveis e outros, que podem ser extremamente prejudiciais à saúde humana.

Sobretudo, é preciso considerar cada um dos nutrientes que compõem uma dieta equilibrada. Por isso, os alimentos são classificados em grupos de acordo com suas composições. Enquanto alguns têm a função de proporcionar energia, outros agem na formação celular. 

Confira o post da Vegano Shoes e descubra quais são os alimentos veganos que agem como energéticos, construtores e reguladores.

louis-hansel-GiIiRV0FjwU-unsplash

A pirâmide alimentar

Como informado acima, os alimentos são classificados entre energéticos, construtores e reguladores, de acordo com a função de cada um deles no organismo. Vale lembrar que o excesso ou ausência, de qualquer um deles pode motivar deficiências nutricionais e, até mesmo, causar desestabilidade no organismo.

Para explicar de forma mais dinâmica e ilustrar as necessidades de nutrientes do corpo humano, foi criada a pirâmide alimentar convencional, que,embora envolva uma alimentação mais saudável para o organismo, engloba diversos alimentos de origem animal.

Portanto, no post de hoje, nós, da Vegano Shoes vamos ajudar você a descobrir quais alimentos veganos podem facilmente substituir os principais descritos na pirâmide convencional, já que possuem praticamente os mesmos nutrientes e as mesmas ações no organismo.

monika-grabkowska-n-xhco5gy7s-unsplash.jpg

Energéticos
Presentes em carboidratos e lipídeos, os alimentos energéticos ocupam a base da pirâmide alimentar, afinal, oferecem a energia necessária para realizar diversas atividades físicas, desde as mais simples e corriqueiras – como escovar os dentes, até as mais rigorosas, como a prática de esportes intensos.

De fato, os carboidratos são os energéticos mais conhecidos. Encontrados em uma infinidade de alimentos, quando consumidos de modo exagerado, transformam-se em gordura no organismo e ficam armazenados, motivando o aumento de peso e o surgimento de doenças cardiovasculares.

edgar-castrejon-zVNCNzQg30s-unsplash

Além disso, os lipídeos também possuem grande concentração de energia e podem ter o dobro de caloria dos carboidratos. Geralmente encontradas em óleos e azeites, essas substâncias agem na formação hormonal e na proteção dos órgãos. Porém, equilíbrio é tudo! Portanto, se foram consumidos exageradamente, podem elevar o colesterol ruim e ocasionar diversos tipos de doenças.

Em seguida, surgem as proteínas, que, além de garantir energia, são essenciais para a formação estrutural do organismo e podem ser encontradas em grãos e leguminosas. Confira a seguir a lista de alimentos veganos que integram de cada um desses grupos.-

Carboidratos: Arroz, amido, açúcar, batata, mandioca e aveia.
Lipídeos: Sementes de linhaça, chia, óleo de coco e azeite.
Proteínas: Soja, quinoa, amaranto, feijões, lentilha e grão de bico.

tom-hermans-ZPfd3ZobOc0-unsplash

Construtores
Principalmente representados pelas proteínas, os alimentos classificados como construtores desenvolvem papel essencial para o organismo. Com função estrutural, o grupo alimentar é fundamental para a formação, desenvolvimento e manutenção de todos os órgãos e tecidos presentes no corpo humano.

jametlene-reskp-vUVa3_oGvXE-unsplash

Reguladores
Sobretudo compostos por vitaminas e sais minerais, os alimentos reguladores são responsáveis pela regulação do organismo. Além disso, eles oferecem suporte aos alimentos construtores e são fundamentais para o sistema imunológico. Ricos em fibras, esses alimentos podem ser encontrados em frutas, verduras e legumes como:  tomate, beterraba, brócolis, abobrinha, pimentão, chuchu, alface, couve, espinafre, morango, laranja, abacaxi, banana, abacate, uva, ameixa e caqui.

E aí pessoal, curtiram saber mais sobre os alimentos energéticos, construtores e reguladores? Continuem ligados no Blog da Vegano Shoes, em breve, teremos muitas novidades!

Clique aqui e receba os próximos posts, novidades e ofertas da Vegano Shoes.

Vegano Shoes - Calçados, sapatos e acessórios veganos

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Powered by WordPress.com. Tema: Baskerville 2 por Anders Noren

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: