fbpx

7 Passos para ser mais sustentável em 2020

Pois é, pessoal, 2020 já está quase aí. E, como de costume, nessa época de transição de um ano para outro sempre estabelecemos novas metas e novos hábitos para nos tornarmos pessoas melhores.

Por isso, no post de hoje, o Blog da Vegano Shoes apresenta 7 passos para ser mais sustentável em 2020.

Portanto, se você ainda não criou a sua listinha de objetivos para o próximo ano, comece pela sustentabilidade, e se você já organizou todas as suas metas, aproveita para incluir mais algumas que serão de suma importância, não só para o desenvolvimento da sociedade, como também, para a sua saúde.

De fato, adotar um modo de vida sustentável requer adaptação e, principalmente consciência. Afinal, o planeta precisa de nós e dos nossos cuidados.

Portanto, para provar para você que começar um ano com hábitos sustentáveis não é tão difícil assim, confira a lista que preparamos a seguir e marque todas as possibilidades que você pode começar a colocar em prática agora mesmo.

1- Adote (de uma vez por todas!) o consumo consciente

Sem dúvidas, reduzir o consumo é praticar o consumo consciente. Que tal parar de comprar mercadorias em excesso por conta de ofertas e liquidações e passar a apostar mais nos métodos de reutilização e na reciclagem?

Por exemplo, os produtos alimentícios, infelizmente, ainda contam com uma quantidade desnecessária de embalagens, portanto, passe a optar por aqueles que produzem menos resíduo.

Como sabemos, as embalagens são grandes vilãs do meio ambiente e muitas vezes, gastam mais recursos e energias em suas produções do que o próprio alimento.

Ademais, se informar sobre os produtos que consume e priorizar os pequenos produtores locais também são passos importantes para garantir uma vida mais sustentável.

2- Chega de papel toalha e sacolas plásticas!

De fato, não há mais razões para utilizar papel toalha e sacolas plásticas, já que o mercado oferece alternativas reutilizáveis bastante eficientes. No caso do papel toalha, por exemplo, os panos de microfibra, além de mais resistentes, possuem melhor custo benefício a longo prazo.

Já as sacolinhas podem ser substituídas por bolsas reutilizáveis, que, não são só muito mais duráveis, como também adicionam um toque de estilo e autenticidade aos seus dias de compras.

3- Orgânicos – ame-os!

Antes de mais nada, é preciso destacar que, embora os alimentos orgânicos sejam mais caros eles estão, a cada dia, mais acessíveis.

Além disso, eles são benéficos para todos! Para sua saúde por conta da naturalidade, para a natureza, pela proibição do uso de agrotóxicos sintéticos, e até mesmo, para as abelhas, que, só no Rio Grande do Sul sofreram redução de 80% nas populações, devido aos venenos utilizados nas plantações de soja.

Então, bora começar a priorizar o seu bem-estar e investir o seu dinheiro no sustento de uma família e não de uma grande empresa?

4- Diga não ao desperdício!

Sobretudo, não espere aquela fruta que você simplesmente não comeu apodrecer na sua casa, antes disso, leve-a ao congelador. Mais tarde, ela pode servir como base para receitas de shakes e smoothies.

O mesmo vale para caldos, vegetais e, inclusive, as refeições do final de semana,que podem ser congeladas para garantir mais economia e praticidade no dia a dia.

Mas, atenção, para ser realmente sustentável não basta congelá-los, é preciso armazená-los em recipientes reutilizáveis.

5- Coletive-se!

Que tal deixar o carro descansando na garagem alguns dias da semana e optar por transportes não poluentes, como bicicletas?

Além de ajudar o meio ambiente, a sua saúde também irá te agradecer por isso.

Contudo, se o seu trabalho for longe da sua casa ou se o trajeto for inviável para bikes por qualquer outro motivo, você pode optar pelos transportes coletivos, que embora sejam poluentes, conseguem levar muito mais pessoas do que um carro.

6- Faça do seu kit sustentável um amigo inseparável.

Inegavelmente, uma pessoa que decide ser sustentável e amiga do planeta não pode continuar consumido canudos plásticos, copos descartáveis e as detestáveis sacolinhas.

Por isso, para se livrar de uma vez por todas desses verdadeiros vilões da natureza, monte seu kit sustentável com canudos de inox, ecobags, talheres e copos reutilizáveis e faça dele o seu grande aliado!

7- Promova a coleta seletiva nos seu locais de convívio

Embora a coleta seletiva seja implementada, muitas vezes, por órgãos governamentais, é algo muitas pessoas ainda não adotaram o hábito de fazer e seguem dificultando o processo de reciclagem.

Você sabia que com o lixo sendo devidamente aproveitado, diversos grandes problemas como poluição, enchentes e morte de animais marinhos podem ser reduzidos?

Portanto, se você ainda não pratica a coleta seletiva, comece agora! Ou, se isso já faz parte da sua rotina, comece a espalhar o hábito nos eu trabalho, bairro ou condomínio.

Afinal, é muito importante que todos comecem de vez a separar o lixo orgânico do reciclável.

Enfim, pessoal, curtiram os passos da Vegano Shoes para um 2020 mais sustentável? Qual deles você vai adotar desde já?

Desejamos a todos um Ano Novo repleto de realizações. Um abração!



Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Powered by WordPress.com. Tema: Baskerville 2 por Anders Noren

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: