Retrospectiva 2019: confira as principais notícias sobre os animais e o veganismo

Confira no blog da Vegano Shoes as notícias sobre animais e veganismo que marcaram 2019.

Pois é, pessoal! Agora é oficial! 2019 chegou ao fim… Portanto, para relembrar vocês sobre os principais acontecimentos ao longo desses 365 dias, a Vegano Shoes elaborou um post super especial com as principais notícias sobre os animais e o veganismo.

Confira abaixo algumas delas e perceba que sim, mesmo com muito trabalho a ser feito, não nos faltam motivos para comemorar.

Segundo a The Economist 2019 seria o “ano do veganismo” e, em partes, realmente foi.

De fato, o The Economist já havia antecipado no final de 2018, no site “The World em 2019” que, 2019 seria o ano do veganismo. Além disso, o jornal previu um crescimento inédito em relação aos anos anteriores em questão de popularidade e adesão ao estilo de vida.

De acordo com a publicação inglesa, o ano indicaria um maior interesse em um modo de vida baseado em evitar qualquer produto de origem animal. Inegavelmente, observamos um mercado adaptado, com novas opções de alimentos e, inclusive, lançamentos vegetarianos de grandes redes de fast-foods.

Cientistas brasileiros deram um passo em direção ao fim do uso de animais em testes de medicamentos.

Infelizmente, pouco se discute sobre a tamanha crueldade que os animais utilizados em testes de medicamentos são expostos. Isso porque, grande parte das pessoas ainda acredita que é muito difícil substituir as cobaias (que são seres vivos) por outros métodos de pesquisa.

Contudo, alguns pesquisadores do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais, de Campinas (SP) desenvolveram uma técnica que utiliza mini órgãos artificiais, criados em laboratório a partir de células humanas. Ademais, os cientistas testaram o medicamento paracetamol para constatar que os órgãos de laboratório reagem de forma semelhante ao organismo humano.

De acordo com os pesquisadores, a técnica pode reduzir a utilização de animais em testes nos próximo anos e, dentro de três décadas, retirar completamente os animais dos laboratórios.

SVB, Bela Gil e Prefeitura de São Paulo inseriram seis novas receitas veganas na merenda escolar.

Sem dúvidas, essa foi uma das principais notícias sobre os animais e o veganismo do ano. Isso porque, a cidade de São Paulo concentra também a maior rede educacional do país, com mais de 2,2 milhões de refeições servidas nas creches e escolas municipais. Portanto, embora essa iniciativa não pareça tão relevante de início, é preciso considerar os inúmeros impactos positivos que ela carrega em si.

O Cardápio Escolar Sustentável, desenvolvido pela Sociedade Vegetariana Brasileira, em parceria com Bela Gil e a Prefeitura de São Paulo já é uma realidade e tem sido utilizado nas escolas da rede municipal da cidade.

O Ministério da Saúde reconheceu a alimentação vegana como saudável também para crianças abaixo dos 2 anos.

Sobretudo, desde 2014, o Ministério da Saúde considera a alimentação vegana saudável. Porém, a nova edição, lançada em novembro de 2019, incluiu duas páginas sobre alimentação brasileira no Guia Alimentar para Crianças Brasileiras Menores de Dois Anos.

Além disso, a edição chamou atenção para nutrientes importantes que devem ser observados em crianças vegetarianas ou veganas já no início da introdução alimentar como vitamina B12, ferro e cálcio.

A Avon anunciou que não testa mais em animais em nenhum lugar do mundo.

Sem dúvidas, a Avon é uma das mais populares marcas de cosméticos do mundo. Após 133 anos de história, em maio de 2019 a empresa foi comprada pela Natura, que, inclusive, já não testa em animais há muitos anos. Contudo, para a felicidade de todos, a Avon fez um post em seu Instagram oficial para divulgar a decisão histórica de não testar mais em animais em nenhum lugar do mundo, inclusive, na China, que exige tais testes em produtos importados.

Enfim pessoal, curtiram nossa retrospectiva de 2019 sobre as principais notícias sobre os animais e o veganismo? Continuem ligados no blog da Vegano Shoes, em breve, teremos muitas coisas bacanas por aqui!Desejamos a todo um próspero ano novo, repleto de paz, saúde e, principalmente, empatia e compaixão a todos os seres vivos.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Powered by WordPress.com. Tema: Baskerville 2 por Anders Noren

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: