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Receia de almôndega vegana de com cenoura sem glúten!

grão-de-bico

O grão-de-bico é uma leguminosa popular no Mediterrâneo, Oriente Médio e na culinária indiana, mas também vem conquistando os brasileiros em diversas receitas.

A princípio, é uma nutritiva leguminosa, utilizada em diversas receitas, como saladas, pastas e sopas, é uma excelente fonte de vitaminas, como complexo B, minerais, e proteína, sendo um alimento bastante atrativo para a dieta vegetariana e vegana.

Por ser rico em fibras, pode ajudar no funcionamento do intestino, além de retardar a absorção de gorduras e açúcares, prolongando a sensação de saciedade e evitando os picos de glicose no sangue, sendo assim, quando utilizado de forma balanceada na alimentação pode ser interessante para dietas com objetivo de perda de peso.

grão-de-bico

Aliás, um estudo publicado na revista Appetite e feito pela Universidade da Tasmânia (Austrália) comprovou que quem consumiu cerca de 100 gramas de grão-de-bico diariamente por três meses relatou se sentir mais saciado e com menos vontade de comer alimentos hipercalóricos e com poucas propriedades nutricionais como as junk food.

Ainda mais, uma Porção de 100 gramas de grão de bico fornece quase 9g de proteína, 27g de carboidratos, 3g de gorduras e 8g de fibras, em apenas 164 calorias.

Contudo, o grão de bico também fornece ácido fólico, vitamina C, vitamina E, vitamina K, cálcio e fosforo, nutrientes essenciais para diversas funções importantes do organismo.

De acordo com a Embrapa Hortaliças, o grão-de-bico mais cultivado no Brasil é o do tipo Kabuli –que possui coloração bege e uma casca fina e leve. Mas há outras variedades de tons como preto, verde ou vermelho.

Confira abaixo, no blog da Vegano Shoes, uma receita pratica e deliciosa pra você fazer hoje mesmo!

grão-de-bico

ALMÔNDEGA VEGANA DE GRÃO-DE-BICO

Preparo: 15 minutes
Cozimento: 40 minutes
Tempo total: 55 minutes
Autor: Juliana

INGREDIENTES

Grão-de-bico cozido e peneirado – 2 xícaras
Cenoura – 1 unidade
Limão – 1 unidade
Cebola – 1/2 unidade
Fubá para empanar – 1/2 xícara
Água – 6 colheres de sopa
Farinha de linhaça – 3 colheres de sopa
Páprica defumada ou doce – 1 colher de chá
Salsinha e sal a gosto

DICA

A farinha de linhaça é importante na textura da receita. Mas no caso da farinha de milho, você pode substituir por farinha de rosca, de mandioca temperada com açafrão.

MODO DE PREPARO

Adicionar em um copo 2 colheres de sopa de farinha de linhaça e a água e reserve. Levar ao processador de alimentos o grão-de-bico, cebola, limão espremido, salsinha e sal. Bater até que misture os ingredientes.

Pré-aqueça o forno a 180 graus C. Rale a cenoura na parte mais fina do ralador. Misture na massa com uma colher. Adicione a mistura de farinha de linhaça com água na massa e mexa até incorporar bem. Acrescente o restante de 1 colher de sopa de farinha de linhaça.

Unte uma forma com óleo ou azeite e faça bolinhas com a massa ou hambúrguer se desejar. Empane no fubá temperado com sal. Leve ao forno por aproximadamente 30 minutos, virando quando completar 20 minutos.

Enfim pessoal, curtiram ficar por dentro sobre os benefícios de receitas do grão de bico? Conte para nós nos comentários e continuem ligados no Blog da Vegano Shoes, em breve, teremos muitas novidades por aqui!

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