fbpx

O que é couro vegano? Ele existe?

Você já parou para pensar na denominação couro? O que será o couro? Couro vegano existe? Hoje a intensão é esclarecer de uma vez por todas a denominação couro vegano.
Parece bem simples, mas vamos passo a passo, entender esta definição para não atropelarmos o entendimento. O simples pode se tornar complexo, quando não temos o entendimento necessário.

couro vegano
Laminados veganos

O que é couro?

Em primeiro lugar vamos entender o que é couro. O couro nada mais é que uma pele animal tratada.
Qualquer pele, se não tratada, irá apodrecer. Para se tornar couro, a pele deve passar por um tratamento, onde se torna se torna imputrescível, ou seja, após o uso e descarte, continuará na natureza por milhares de anos. Mas por ser um material de alta resistência e dar excelente aparência ao produto final, o couro tem alto valor comercial e ótima aceitação do público alvo. Mas vamos ao processo de tratamento da pele.

couro não vegano
Couro de origem animal


O curtimento, como é chamado este tratamento, é feito por uma série de produtos químicos, dentre eles o cromo. O cromo é um metal pesado muito nocivo a saúde humama e dos animais. Porém ele garante essa a durabilidade, maciez e a bela aparência do couro.
Assim sendo para que haja couro, um animal precisa ser sacrificado e doar um de seus órgãos, sua pele, para ser curtida e se tornar um material de alta resistência, a matéria prima tão cobiçada por grandes marcas de calçados, roupas e acessórios. Foi aí que surgiram várias ramificações de couro. E foi aí também que surgiu um grande problema: a denominação, ‘couro”. Existe uma lei, no Brasil, que determina que apenas produtos feitos em pele animal podem receber essa denominação. É a lei 4. 888/65.
Então, as denominações: Couro sintético, couro vegetal, couro ecológico, estão todas em desacordo com a legislação brasileira.
Existe inclusive um site que recebe denuncias de infratores.
Caso queira saber um pouco mais sobre abandonar o couro e priorizar materiais alternativos, clique aqui e veja está matéria.

Todavia, você deve estar se perguntando: Mas e o couro vegetal? Couro ecológico então não existe?
Vamos lá!

Assista ao vídeo explicativo sobre o termo “couro vegano”

Couro Vegetal

Couro vegano feito de PU

O couro vegetal, como algumas pessoas denominam, passam por um processo de curtimento, onde é usado o tanino, ao invés do cromo. Ou seja, o couro vegetal é uma pele de animal que passa por um curtimento com um vegetal. O Tanino é um produto extraído da casca de uma árvore chamada Acácia. Depois de extraído, ele passa por um processo de evaporação, se tornando um líquido condensado que é usado para inúmeras coisas, dentre elas o tratamento do couro. O Tanino faz o seu papel no curtimento, mas não tem o mesmo efeito do cromo, pois o cromo deixa o couro curtido, mais macio. Então ainda existe esta incógnita, será que nada de cromo é usado no curtimento do couro ecológico ou couro vegetal? Dificilmente saberemos! Mas o que esta bem claro é que couro vegetal é um apele curtida com um vegetal.

Couro ecológico

Laminado vegetal

O Couro ecológico é produzido a partir da pele animal, porém passa por um processo de tratamento que teoricamente, como o próprio nome induz, menos nocivo e poluente ao meio ambiente.
Todavia, esse processo consome muito mais tempo e por todo esse tempo é alimentado por produtos quimicos(menos nocivos) e água. O consumo de água, que também deve ser economizada, é muito maior.
Assim sendo couro ecológico nada mais é que uma pele animal sendo curtida em produtos químicos menos nocivos ao meio ambiente. Novamente um animal precisa ser sacrificado para que se tenha esta matéria prima.

Contudo, vamos para os termos: Couro vegano e couro sintético. Estes estão em desacordo com as leis brasileiras. Não podemos usar estes termos aqui no Brasil.
Convenhamos que a denominação não faz a mínima diferença, mas esta publicação tem o intuito de esclarecer para que não haja confusão na hora da escolha de um produto.
Estas proibição começou lá em 1965, com a palavra couro, para materiais sintetizados mas nos dias atuais podemos encontrar outros exemplos em processo,como adenominação leite de soja e leite de coco. O que a indústria da pecuária quer é ter exclusividade desta palavra para o leite proveniente de animais.
Estamos aqui para questionar e criar novos hábitos, então podemos criar novas palavras também.
Porém, o melhor é usar termos como laminado sintético, laminado PU, laminado vegetal, porque se torna mais fácil o entendimento e elimina confusão. Veja uma matéria sobre os materiais usados na Vegano Shoes e as denominações usadas.

Mas tudo bem não poder usar a expressão couro vegano. Porque por outro lado, existe um leque muito grande de termos que são utilizados em materiais sintetizados, que algumas vezes, são veganos e outras não. O correto é fazer uma pesquisa na origem do material e entender como foi feito esse laminado.
Temos: corino, courvin, laminado sintético, laminado PU, laminado PVC, laminado vegetal, que são todos sintetizados, mas é necessária uma checagem na origem para dizer que este produto é vegano, confirmar a não existencia de componente de origem animal. É muito importante atenção e questinonamento, dando sempre preferencia à empresas que já estão dentro do veganismo. A Vegano Shoes garante a procedência de seus produtos, usando materiais 100% confiáveis.

Hoje já existem uma série de empresas aproveitando do veganismo, se utilizando do termo: “Mercado Vegano”. Será que estas empresas estão realmente cumprindo com o que prometem? Ficar de olho e questinar sempre é o caminho.
Querendo se deliciar com calçados de qualidade e 100% livre de crueldade, acesse o site: www.veganoshoes.com.br

Enfim, você já sabia da quantidade de termos diferentes, e até da proibição da palavra couro? Conte para nós o que achou desta matéria e dê a sua opinião nos comentários! Continue de olho no Blog da Vegano Shoes, sempre com novidades!

Um comentário em “O que é couro vegano? Ele existe?

Adicione o seu

  1. Excelente matéria, muita informação de qualidade que me fez entender melhor o processo e tomar mais cuidado nas escolhas de compra. Gratidão e alegria pelo trabalho e produtos de vocês!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Powered by WordPress.com. Tema: Baskerville 2 por Anders Noren

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: